terça-feira, 27 de outubro de 2009

NOVA TEMPORADA 2009/2010


Passeio Pedestre a Almoçageme


Chegou o momento de me apresentar: chamo-me João Gonçalves Palma e sou a pessoa que se encontra de pé, nesta Foto.
João Palma
***************************************************************************************
PASSEIO PEDESTRE A ALMOÇAGEME E PRAIA GRANDE – SINTRA

Este ano, estou mais animado! Foi hoje o dia que marcou o início da nova temporada dos nossos agradáveis Passeios Pedestres. Estamos a 18 de Outubro de 2009 e o tempo brindou-nos com um magnífico dia de Sol, mais parecido com um dia de Verão, do que Outono. Houve quem dissesse que se trata do Verão antecipado do São Martinho! Bom, mas o que interessa é que os 27 entusiastas que compunham este grupo não disseram não, a aproveitar mais uma oportunidade de usufruir da beleza que a Natureza tem para nos oferecer. Neste particular destacam-se as rochas escarpadas das arribas da costa, entre a zona do Cabo da Roca e a Praia Grande, com o inconfundível e penetrante ar puro do mar que nos purifica e nos invade a alma de boas vibrações e bem-estar Físico e Mental.

Brinca-se, conversa-se, convive-se ou expulsam-se as más vibrações e preocupações do dia a dia citadino e explode-se de alegria, que surge espontaneamente, através do contacto com a nossa querida Mãe-Natura.

Foi pois com muito agrado que fomos trilhando o nosso caminho, desde a simpática povoação de Almoçageme até à Praia Grande, famosa pelas pegadas de Dinossáurios, que se podem observar nas rochas verticais que muram a antiga escadaria de acesso a esta praia.

Pelo caminho, as habituais dificuldades de percurso vão ficando para trás, à medida que as transpomos. Quando deparámos com as primeiras arribas, ficámos deslumbrados com o espectáculo das ondas do mar, imponentes pela sua força e beleza. A transparência da água permite-nos observar o seu fundo a uma altitude de cerca de 100 metros. É nesta altura que nos apercebemos da beleza da Natureza e ao mesmo tempo quão selvagem e perigosa se pode tornar para nós, ao percepcioná-la mais de perto.

Confesso que às vezes sinto a perigosa atracção pelo abismo, quando me aproximo da beira das falésias e deparo com uma arriba de 100 metros a pique sobre a água do mar, como se me convidassem a um mergulho para o ar e para o mar, que nunca faria, pois ser-me-ia fatal!

Para colmatar tudo isto, mais à frente existe um fosso circular, com uma abertura ao centro, de onde se vê em baixo, a água do mar a cerca de 70 metros a pique. No entanto é completamente seguro, uma vez que existem uns degraus, com uma amurada, construída em cimento nas próprias rochas, na periferia do fosso.

Ao descermos pelo estreito carreiro que nos conduziu à Praia da Adraga, apesar das dificuldades do solo pedregoso e desnivelado (claro que foi necessário dar uma mãozinha aos mais necessitados), deparámo-nos finalmente ao nível do mar com as ondas e a areia da praia à nossas frente! E, não resisti a dar um mergulho de entrada por saída no mar.

Depois foi a subida íngreme por caminhos de areia que enterram os pés, mas que servem para retemperar o banho e nos conduzem ao local mais desejado do passeio: O pinhal onde…de repente, exclamei: “Paramos para Almoçar, rapaziada”! Já agora, confesso-lhes que até um cão nos acompanhou desde este ponto do percurso, até ao final – A vila de Almoçageme.

Chegados à Arriba da Praia Grande é tempo de apanhar o caminho de regresso que nos levará de volta a Almoçageme. É nesta altura que sempre surge aquela habitual pergunta: Ainda falta muito para chegarmos?...Mas creiam-me, é este pequeno esforço que compensa e recompensa, pois nos dias seguintes a leveza e a energia da Natureza vão acompanhar-nos, fazendo-nos sentir mais leves, mais divertidos e mais fortes.

Venham daí, que vale a pena! Até ao Parque da Pena (Sintra), no dia 20 de Dezembro!

João Palma
Nota: Vejam as fotografias deste passeio que eu escolhi, na página seguinte deste BLOG.
João Palma

Sem comentários: