terça-feira, 22 de junho de 2010

PASSEIO PEDESTRE À FONTE DA TELHA

20–06–2010

Estamos à beira de entrar no verão. Hoje, o tempo esteve bom durante o dia, embora soprasse um vento fresco e algo desagradável, para quem tinha planeado uma ida à praia. Mesmo assim, reuniram-se 17 pessoas para mais este passeio à Lagoa de Albufeira.

Como habitualmente, iniciámos o passeio muito perto das Instalações da NATO prosseguindo pelo carreiro arenoso que nos conduziu às Arribas do areal da Costa da Caparica – entre a Fonte da Telha e a Lagoa de Albufeira. De lá de cima, a paisagem é espectacular. Podemos observar as pessoas que estão lá em baixo, em tamanho reduzido...muito reduzido, pequinininhas, ora passeando de um lado para o outro, ou então bronzeando-se, deitadas ao sol. O areal da praia estende-se numa faixa comprida até se perder de vista, junto ao Cabo Espichel e o mar prolonga-se até ao horizonte infinito, para nosso deleite.

E lá fomos nós por um caminho de saibro que desce a arriba e aterrando na praia arenosa, nos convida a descalçar e a voltar sentir a areia debaixo dos pés.

Maré cheia, pés molhados. Houve quem, por momentos se descuidasse, e seria inevitável uma pequena molha na roupa e nos sapatos. Que querem? Faz parte do convívio com a Natureza!

Depois surgiu a oportunidade para tirar umas fotografias ao mar ou, então porque não aproveitar o encontro amigável com as gaivotas que teimam em permanecer, mesmo no meio do areal da praia, que temos de atravessar – é que parece gostarem tanto de observar e de escutar o mar, como nós, e sendo mais do que muitas, conseguem obstruir-nos completamente o caminho. Como podem ver pelas fotografias que tirei, elas levantam voo descrevendo belos e elegantes círculos, para se colocarem atrás de nós, à medida que passamos! É em espectáculo admirável e deslumbrante!

– “Finalmente”! “Chegámos, e agora é a hora do banho”!

E era verdade. Após um longo percurso de mais ou menos 5 quilómetros pelo areal da praia, eis-nos chegados à tão desejada, Lagoa de Albufeira.

O banho foi curto. Porque a água estava fria, as ondas muito fortes e remexidas, e era de facto perigoso, mesmo para bons nadadores, com eu! Foi entrada por saída! Os outros optaram por nadar na lagoa.

Almoçámos na praia. Agora só nos restava o caminho de regresso. Mais uma vez a paisagem da Lagoa de Albufeira, a água, as pessoas que passeiam nela, as que permaneciam deitadas ao sol, crianças brincando na areia, ou ao longe, os surfistas, praticando o Kite-Surf – a nova modalidade do Surf com papagaio, pareciam querer dizer-nos só uma coisa: HÁ VIDA NA LAGOA!

O regresso fez-se, como habitualmente, pelo estradão que atravessa a Mata dos Medos. Esta estrada de saibro é pouco frequentada por automóveis, pois nalgumas zonas mais arenosas, só de jipe se pode atravessar com segurança. Assim, lá fomos a pé, ora apanhando zonas soalheiras, ora descansando nas sombras dos enormes pinheiros que crescem à beira da estrada.

No fim, a questão habitual: – “a mim não me apanham cá outra vez! Estou arrasada”!

Ao que eu respondo sempre: –“Não, não! No próximo ano, vais ver que te custa menos fazer o passeio, porque já o conheces e também porque já te vais habituando ao esforço físico”!

É que é mesmo verdade, amigos. Este pequeno esforço físico é salutar e serve de treino para os músculos do corpo, que a pouco e pouco proporciona uma mais fácil adaptação e resistência, fazendo com que nos vá custando menos a suportá-lo.

Cansados, mas felizes!

Adeus e até para o ano!

João Palma

P.S.:
Para verem as fotografias deste passeio, peço-lhes o favor de entrarem na outra mensagem (página) deste Blog, dado que não foi possível incluí-las aqui. Obrigado!

Sem comentários: